ÁREA RESTRITA

CHAT SINDIMÓVEIS

Ligar/Desligar Som Smileys Histórico FAQ Kide Chat
Leonardo: Informamos aos alunos do T.T.I. de qualquer modalidade que o estágio estará autorizado com frequência de no mínimo 30 (trinta) dias de aula. É imprescindível a posse da Carteira de Estagiário nos plantões das Imobiliárias. Maiores informação contactar o SINDIMÓVEIS/PE.
Brandão: boa tarde
alexandre2014: Boa tarde
Wylcimar: boa noite

Apenas usuarios registrados podem mandar mensagens, registrar ou logar

ONLINE

ÚLTIMOS USUÁRIOS

• adilson gomes
  • Wylcimar
  • Rozemer
  • edutgomes
  • Brandão

CURSO AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

Período: 09 a 12 de setembro de 2014

Local: SINDUSCON/PE - Rua Marquês do Amorim, 136 Boa Vista - Recife / PE Horário: 14h às 20h (Terça a Sexta).

Informações:

Alexandre Santos:(81) 3224.0260 / 6099 / 0528 ou alexandre@sindimoveis.com.br

O 1º imóvel e suas vantagens

Estar bem informado pode lhe render uma economia considerável na hora de comprar um imóvel financiado. Há vantagens oferecidas por bancos e cartórios para o consumidor interessado na primeira casa própria. Com casamento marcado para setembro, Rafael Amorim e Júlia Hulak, ambos de 28 anos, já planejam comprar mobília com os quase R$ 4 mil que descobriram que vão economizar com taxas e impostos.

Na semana passada, eles contrataram um empréstimo com recursos do Sistema Financeiro Habitacional (SFH, composto de recursos como poupança e FGTS). Isso lhes dá direito a desconto no ITBI, imposto cobrado pelas prefeituras em transações como esta. No Recife, ele corresponde a 2% do valor de avaliação do imóvel pela prefeitura. Mas quem compra via SFH paga metade disso. Rafael e Júlia têm outra vantagem: estão comprando o primeiro imóvel residencial. Assim, cabe a eles o desconto de 50% nos custos de registro no cartório (emolumentos e taxas). "Essa eu não sabia, soube por você agora", revelou Rafael.
A informação do desconto do ITBI eles já tinham, mas também não veio fácil. "No começo achávamos que íamos gastar cerca de R$ 9 mil com essas operações, mas, depois que soubemos do ITBI e com essa dos cartórios, acho que vai cair para uns R$ 4 mil", comemorou o assessor comercial.
Mas é preciso ficar atento. É necessário verificar junto à Secretaria de Tributação da cidade onde o imóvel está se existe algum benefício em relação ao SFH. É muito comum, mas algumas prefeituras preferem outros tipos de benefícios.
Às vezes há outras categorias de compradores a beneficiar, como os que adquirem unidades em conjuntos habitacionais. Já o desconto em cartórios é quase tão antigo quanto desconhecido. Ele é determinado pela Lei Federal de Registros Públicos, válida desde 1973.
"A maioria dos meus clientes não conhece essas vantagens, pois geralmente estão tendo o primeiro contato com o mercado imobiliário de uma maneira mais intensiva", comenta o consultor imobiliário Bruno Almeida, da empresa Setor 2.
Quem compra imóvel através do programa Minha casa, Minha vida tem esses benefícios ampliados. Para compradores com renda de zero a três salários mínimos, o registro é gratuito. Acima disso e com máximo de 10 salários mínimos, os descontos podem chegar a 90%.
O analista de marketing e e-commerce Márcio Veiga, 22 anos, comprou seu primeiro imóvel através do programa federal e nem se lembra ao certo quanto foram as taxas. "Acho que paguei uns R$ 100", relembra Márcio, que comprou o apartamento em 2010. Agora, ele já está em processo de compra de outro imóvel, mas não sabe quanto vai gastar no processo de registro. Considerando o tempo que esteve envolvido com a busca, ele acredita que a informação sobre os descontos ainda não circula como deveria. "Isso fica meio mascarado. Ninguém fala desses custos quando está tentando lhe vender. Você só acaba sabendo na hora de pagar".
Comprar um imóvel requer paciência, como lembra a representante comercial Júlia Hulak, que passou quase dois anos procurando o "sonho de concreto" com o noivo. No primeiro trimestre deste ano, a Caixa Econômica registrou R$ 570,7 milhões em financiamentos no Estado, 40% a mais do que no mesmo período do ano passado. A conjuntura atual oferece crédito e estímulos. Pena que o preço dos imóveis esteja tão alto. (JC)

TRADUTOR

Portuguese English French German Italian Spanish